Leitor Experiente Livro ilustrado Temas delicados

Cicada

 

Dia do Trabalho

Shaun Tan é um poeta. Daqueles nos fazem mergulhar bem fundo e esgarçam o coração da gente. Seus textos e imagens são fortes, profundos cheios de metáforas. É preciso ter estômago, sensibilidade, escuta e disposição.

Cicada (que significa cigarra em inglês) é seu livro mais recente. Ainda não foi lançado no Brasil,  mas precisei compartilhar ele hoje, dia do trabalhador, dia de pausa, de reflexão, de luta. E a minha contribuição é pela Literatura. E por que não refletir também com as crianças?

Cicada

Cicada é funcionário modelo na empresa de docas. Trabalha há 17 anos em um prédio alto, digita dados. Dezessete anos. Nunca faltou, nunca errou, nunca parou. Nunca foi promovido, não tem condições de pagar aluguel, mora em um cubículo dentro do prédio. Os donos da empresa sabem, mas fingem não saber. Cicada não pode usar o banheiro do escritório, dizem que ele não é humano. Os humanos nunca terminam seu trabalho, Cicada fica até tarde, nunca recebeu um agradecimento; pelo contrário, nenhum funcionário gosta dele, dizem que Cicada é estúpido.

Depois de 17 anos, a aposentadoria. Nenhuma festa, nenhum agradecimento, nem um aperto de mão. “Limpe a mesa” diz o chefe. Cicada não tem casa. Será que ele tem para onde ir?

Indicamos para os leitores autônomos (leitura compartilhada) e experientes. 

Reflexões

Não vou dar spoiler porque o final desse livro é muito emocionante. Muito mesmo. Assim com o livro todo. São poucas as palavras. As imagens são uma facada, dói um tanto ver Cicada. Um livro ilustrado de tirar o fôlego!

Precisamos urgentemente refletir sobre o modelo de trabalho, de exclusão, sobre essa casca de trabalhador que é colocada em cima da gente e sobre tantas outras coisas que essa leitura pode trazer. Nunca podemos parar, nunca podemos parar.

Paremos pelo menos para ler e pensar um tantinho.

Feliz dia do Trabalhador, Boas leituras e Boas conversas!

O livro está disponível na Amazon.com e eles entregam no Brasil.  

Compre aqui

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário