Família Leitor Iniciante Livro ilustrado Para se divertir

Na Corda Bamba Na Travessa: Os Vizinhos

Do outro lado da parede

Algum dia você já se pegou imaginando como é a casa dos seus vizinhos? Aquele apartamento igualzinho ao seu, com um mundo inteiro desconhecido do outro lado da parede. O que será que tem lá dentro? O que fazem dentro de casa? Que mistérios se escondem do lado de lá do corredor?

Os Vizinhos

Os Vizinhos é uma obra cheia de possibilidades, um livro ilustrado da israelense Einat Tsarfati publicado pela Editora Pequena Zahar.

Uma menina curiosa e cheia de imaginação percorre os sete apartamentos do seu edifício. O que será que há atrás de cada porta? Quem mora do lado de lá? Será que é possível descobrir observando as pistas deixadas na entrada?

Indicamos esse livro para os leitores iniciantes. 

A primeira porta

De um lado a escada do prédio, de outro a porta fechada com rastros e vestígios do interior da casa. A primeira é cheia de trancas. Paramos e pensamos: quem se esconde atrás dela? Cheios de ansiedade abrimos as fechaduras.

E nas páginas duplas seguintes um universo em pessoas, cores e objetos a serem explorados. Atrás das trancas, a casa dos ladrões, repleta de joias, obras de arte, tesouros e objetos históricos em tons de amarelo, branco e preto.

 

Descubra você mesmo

A porta seguinte tem resquícios de lama, é marrom, cheia de plantas ao redor. Consegue descobrir de quem é?

Tente descobrir quem mora lá…

É a casa do caçador e seu tigre, onde o verde, as plantas e os animais prevalecem, fazendo do seu lar, uma verdadeira selva.

E cada apartamento é um mundo à parte. Não vou contar todos para não dar spolier, mas garanto que o livro é uma super dica.

Onde está o Wally?

O texto é curto, um mero acompanhante para as incríveis imagens cheias de detalhes.

Me lembrou bastante a série de livros “Onde está o Wally?”, uma febre nos anos 90, em que a gente tinha que encontrar o mesmo personagem perdido em cenas com milhares de miudezas.

E essa lembrança não é à toa. Nas primeiras páginas do livro somos discretamente convidados a encontrar um pequeno porco espinho nas imagens. Sim, ele está em todas as casas dos vizinhos e encontrá-lo traz mais uma diversão para a leitura.  

Enquanto a gente procura o animalzinho, vamos descobrindo mais coisas nas ilustrações: um diamante, um espelho, um copo perdido. Eu particularmente ADORO esse tipo desenho.

A casa da menina

Mas onde mora a nossa narradora? O último apartamento é o dela, o de uma menina comum, uma família comum, a cozinha com pratos, panelas, quadro na parede. Será? Acho que você vai ter que abrir essa porta para descobrir…

Boa Leitura e Boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário