Leitor Autônomo Leitor Experiente Livro ilustrado Primeiras Leituras Temas delicados

Júbilo, o romance do jardineiro

 

Pés na terra

Eu cresci passando as férias em um sítio. O cheiro de mato do jardim, o orvalho gelado de manhã encostando na meia, o cheiro das vacas e do cloro da piscina. A terra e o verde me trazem uma energia tão boa, que eu gostaria que todas as crianças tivessem tido essa experiência na infância.

Por conta disso meu irmão hoje mora num sítio. Ele e sua mulher cuidam das plantas, criam vida em flores, frutos e animais.

Júbilo, o romance do jardineiro, está aqui na minha prateleira de favoritos. A obra de Andrea Pizarro Clemo narra a história de um jardineiro aposentado que vai entristecendo junto com seu jardim abandonado. Juvenal ainda quer trabalhar, mas está velho, ninguém quer contratá-lo. Ele vai enrugando o corpo, a alma e o coração. Mas na cabeça, lembranças de podas e florescências. 

Poesia em cores

Um livro onde as imagens piscam em poesia, onde o texto sobe na gente feito trepadeira e quando vemos estamos ali, deliciosamente amarrados em tanta beleza. Juvenal e seu jardim estão emaranhados e sem vida. Mas o jardim toma as rédeas da situação e apela para a única que pode salvar Juvenal do desgosto. 

E é a infância que vem buscar o jardineiro. Com ela ele brinca, corre pelo jardim, se molha,  volta a ser leve e se balançar pelas flores e folhas. Homens e flores renascem, o jardim e tem de volta seu jardineiro. 

Publicado pela Editora Amelí esse livro ilustrado é terra fértil pra gente se emocionar. As ilustrações são estonteantes e nos convidam a um olhar cuidadoso e delicado. Assim como o texto, elas são cheias de camadas. 

Júbilo é uma mão estendida para colocar o dedo nas dormideiras, dançar na chuva, soprar dentes de leão e deitar na grama para olhar as estrelas. Sentir o cheiro e o gosto da terra e se deixar energizar por ela. 

Indicamos para os leitores experientes e para a leitura compartilhada com os leitores autônomos.

Boa leitura e boas conversas!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário