Contos de Fadas Leitor Autônomo Leitor Iniciante Temas delicados

A rainha do norte

Temas delicados

Eu adoro quando termino um livro com a sensação de círculo. Parece meio estranho, mas é como se tudo fizesse sentido naquela obra e ela ficasse assim, redondinha.

Esse é o caso de A Rainha do Norte, obra de Joana Estrela publicada pela nossa parceira Editora Sesi-Sp.

O tema não é nada fácil: abordar a depressão com os leitores iniciantes e autônomos. Joana faz isso de um jeito tão suave e delicado que o assunto vem chegando devagarinho, como um suspiro que entra pelos ouvidos.

Conheça outros livros que abordam temas delicados 

Era uma vez

O livro narra a história de uma criada que se casou com um rei, saiu de sua terra fria e repleta de neve e foi morar em um lugar desconhecido. Estranhou a comida, a língua, sentiu falta de sua gente. Era rainha, mas estava cabisbaixa. Aos poucos a moça foi perdendo o sono, a fome, as vontades. Diversos médicos vieram examiná-la no intuito de descobrir o nome daquela doença. A reviraram por dentro e cada um saiu com seu diagnóstico. Mas a rainha não melhorava, fechou suas portas e não abria mais janelas. O rei, por suas vez, não tinha ideia de como ajudar sua esposa.

Até que chega na cidade um médico forasteiro que, ao invés de instrumentos usou apenas a fala. Aos poucos e com muita conversa  a rainha foi voltando à vida.

“Todos nós sentimos para baixo, de vez em quando… ou porque os nossos planos não deram certo… ou porque nos sentimos sozinho…ou porque temos saudades…mas com o tempo isso passa, lembramo-nos das coisas boas que nos deixam felizes e seguimos em frente. A rainha esqueceu de como fazer isso.”

As ilustrações

As ilustrações de Joana casam perfeitamente com a leveza do texto, o lápis de cor, a paleta de cores clara e suave e por isso a gente termina a obra com essa sensação de completude.

Outro ponto alto desse livro é a representatividade: os personagens são mouros, árabes, o médico que salva é negro. Há uma única personagem branca: a rainha que sofre.

Tudo nesse livro comunica da melhor maneira possível. Um tema espinhoso cultivado em mãos de bom jardineiro.

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário