Amizade Família Leitor Autônomo Leitor Experiente

Na Corda Bamba na Travessa: O escuro que mora dentro do escuro

Na Corda Bamba na Travessa: O Escuro que Mora dentro do Escuro.

Livros em capítulos

Leitores autônomos são aqueles que estão,geralmente, na faixa dos 8 aos 10 anos e que já são capazes de ler sozinhos alguns livros um pouco maiores; os chamados de livros em capítulos. Escolher esse tipo de livro é difícil, já que a idade pede uma narrativa ágil, com muito diálogo e ação, nas quais a crianças possam se identificar com o personagem chegar até o final da obra. Prender atenção deles durante cerca de 80 páginas com um texto de qualidade não é uma tarefa muito fácil.

No entanto, os livros em capítulos são muito interessantes para ajudar as crianças a construírem fôlego de leitura, ou seja, a lerem livros cada vez maiores. Costumamos encontrar aqueles que são uma mescla de desenho e texto, aqueles com humor escrachado e também as séries com diversos volumes continuando a história. Tem também os que são leves e reflexivos, profundos na medida da infância. São são desses que eu mais gosto.

Sempre digo às famílias que toda leitura compartilhada é bem vinda. Se a criança está resistindo ou mostrando alguma dificuldade em ler sozinha, sente e leia com ela. Não é porque eles já sabem ler sozinhos que deixaram de gostar de ouvir histórias.

Conheça alguns livros em capítulos clicando aqui.

O escuro que mora dentro do escuro

Pedro e Paulo nasceram na mesma cidade e eram filhos de pescadores. Seus pais sonhavam em vê-los jogando a rede em busca de peixes, mas o que eles capturavam mesmo eram os sentimentos.

“Eu acredito em sentimentos e acho que posso ser um pescador de sentimentos e não de peixes. Pensei isso de pescar sentimentos porque outro dia, na escola, a professora leu uma poesia que falava de um menino que carregava água na peneira, que era poeta e seria amado por seus despropósitos.”

Além da mesma sensibilidade, os dois compartilhavam o mesmo medo: o medo do escuro que mora dentro do escuro. Mas Pedro e Paulo são separados por uma geração. Pedro cresceu na cidade litorânea mas hoje é um jovem universitário da cidade grande, Paulo ainda é uma criança tentando dominar suas inseguranças na beira do mar.

Pedro e Paulo

Os dois se conhecem quando Pedro volta à sua cidade natal para comemorar o aniversário do pai e rever a família. O primeiro lugar que visita é a pedra onde gostava de ficar quando criança, o lugar onde se sentia mais protegido. E é nesse lugar que ele encontra Paulo. Os dois desenvolvem uma bonita e singela amizade. Pedro conta sua história para Paulo e a partir dela vai ajudando a criança a perder seus medos e experimentar a vida de outro jeito, um jeito que só Pedro sabia. Foi foi a maneira que ele encontrou de viver.

No meio dessa tocante amizade a gente vai ouvindo as narrativas de Pedro e de Paulo e descobrindo os motivos de cada um para ser daquele jeito. Uma história de superação surpreendente. Eu não posso contar mais para não dar spoiler, mas garanto que essa é uma daquelas tramas que que falei lá em cima, emociona com leveza, faz refletir sem cansar, cativa sem ser banal. O texto de Anna Claudia Ramos tem ritmo, delicadeza e é cheio de imagens poéticas. As ilustrações de Vanessa são lindos desenhos azuis da cor do mar.

Boa leitura e boas conversas!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário