Contos de Fadas Diversidade Leitor Autônomo

Coleção Histórias de outras terras

Histórias

Há tempos eu desejava fazer a resenha dessa coleção que eu adoro e que trabalho em sala de aula há vários anos, mas estava difícil juntar todos. 

Vários livros fazem esse trabalho necessário: resgatar histórias de tradição oral de outros povos e reescrevê-las em linguagem adaptada ao universo infantil, proporcionando assim nâo só o contato com a essas tradições, como com a estrutura narrativa do conto (início, meio, fim). 

O diferencial dessa coleção começa pelo texto: as histórias foram deliciosamente traduzidas e recontadas por ninguém menos que Ana Maria Machado. Na introdução ela levanta os aspectos específicos de cada cultura. 

Culturas

Claro que ter um livro só para a cultura africana é pouco, mas Ana conta um pouco onde foram coletadas aquelas histórias. O mesmo pode se dizer das árabes ou das russas. Nesse texto introdutório também são levantados alguns elementos que se repetem nas histórias, a magia está presente em quase todas. Os contadores de história, a solidariedade e animais espertos na tradição africana. Os mercados e a hospitalidade árabe, o humor irlandês e os monstros misteriosos. As delicadas princesas chinesas e os dragões, as Baba Yagas russas e suas casas com pés de galinha, os ensinamentos e as aventuras gregas. 

A edição

Além da boa tradução, do texto cuidado do tamanho dos leitores autônomos, contamos com as belíssimas ilustrações de Laurent Cardon, que utiliza seus traços e cores para dar ares de recordação antiga aos desenhos. Cada obra tem uma paleta de cores específica, garantindo a identidade delas.

Eu gosto muito de usar essa coleção em sala de aula para trabalhar a estrutura narrativa dos contos e viajar pra longe com eles. 

Ler em casa também é uma boa opção, juntando com o livros dos mapas (volte alguns posts para ver) você pode juntar história e geografia, entrar num navio e zarpar por aí no tempo e no espaço. 

Por último preciso dizer que essa edição da Editora FTD tem um projeto gráfico bem gostoso. O papel brilhante grosso, proporcionando uma experiência encorpada. 

Volumes: Histórias árabes, Histórias Chinesas, Histórias Russas, Histórias Greco-Romanas, Histórias Africanas, Histórias Irlandesas. 

Boa leitura, boas conversas e boa viagem!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário