Leitor Autônomo Para se divertir

O Yark

Monstros

Monstros são uma dos terrores do imaginário infantil assim como as bruxas, os lobos ou outras criaturas que causam medo nos pequenos. A literatura e as outras formas de arte são uma excelente forma de aproximar as crianças dos seus medos sem que elas tenham que entrar em contato direto com eles. Eles estão ali, presos nas páginas do livro ou na tela do cinema trazendo segurança para quem vê ou lê.

É também pela arte que cada um pode se identificar com os vilões sem se preocupar em estarem fazendo algo de errado, o que ajuda na elanoração de diversas questões emocionais e afetivas da criança. 

Mas o Yark… O Yark é um monstro diferente.

O Yark é um dos melhores livros em capítulos que eu li nos últimos tempos.

O Yark

Yark é um monstro que  devora criancinhas. Tem um prazer enorme em comer seus pezinhos, degustar seus ossinhos e sorver seus os cérebros . Mas como todo monstro, ele tem uma fraqueza e a fraqueza de Yark é o estômago. Yark tem intolerância à crianças malvadas e mal comportadas, só consegue comer as boazinhas. O que acontece é que a as crianças que fazem malcriação liberam uma substância venenosa e sua carne acaba apodrecendo, fazendo muito mal ao corpo do nosso monstrinho. 

O ogro precisa se alimentar, segue em busca de algo que o satisfaça. Porém, boas crianças estão em falta por aí. Como fazer para encontrá-las? Yark vai atrás do Papai Noel que tem uma grande lista delas. E é assim que começa essa história surpreendente, engraçadíssima (eu dava gargalhadas), emocionante e cheia de ação. 

A obra

O livro está longe de cair em lugare comum, aborda a arte como espaço de reorganização interna, brinca com o bem e o mau, o lugar das crianças muito boazinhas, enfim, é um livro sensacional. 

Escrito e ilustrado pela dupla de franceses Bertrand Santini e Laurent Gapaillard, publicado pela Editora Zahar; a obra é uma super escolha para ser compartilhada entre pais e filhos, professores e turmas, avós e netos. Depois do lanche, na hora de dormir ou na sua hora da leitura. As ilustrações são uma maravilha a parte, os desenhos do Yark  feitos em lápis grafite são lindíssimos e fazem a gente se apaixonar ainda mais por ele. 

Eu tenho achado difícil encontrar bons livros em capítulos para os leitores autônomos e esse foi um achado daqueles. 

Tenho certeza de que todos vão derramar boas lágrimas e gargalhadas com o Yark. 

Boa leitura e boas conversas!

Compre Aqui

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário