Leitor Autônomo Leitor Experiente Para se divertir

Matilda

Roald Dahl

O autor inglês Roald Dahl é famoso por ter criado a Fantástica Fábrica de Chocolates. O livro virou filme em duas versões e é conhecido por crianças de várias gerações. Dahl é um sucesso em todas as minhas turmas de quarto ano. Com um texto ágil, bem humorado, personagens bem construídos, muitos diálogos e um enredo que foge ao politicamente correto, o escritor é adorado pelos leitores autônomos

Matilda é uma menina de 5 anos que aprendeu a ler sozinha. Seus pais, além de não reconhecerem sua inteligência, desprezam os livros em detrimento da televisão, elemento central da casa e da família. A menina passa a ir escondida para a biblioteca da cidade e, em uma semana,  devora toda a obra de Dickens, Austen e outros autores clássicos de língua inglesa. Quando passa a frequentar a escola, Matilda descobre um super poder: é capaz de realizar coisas com a força do pensamento. 

Livro que virou filme

A vilã dessa história é a Senhora Taurino, diretora da escola que maltrata crianças sem dó nem piedade. E é nesse momento que as crianças vão ao deleite. O livro virou filme na década de 90 e foi um sucesso estrondoso. Muita gente só conhece o filme, o que acontece muito com as obras de Dahl.

Resolvi dar um tom teatral à leitura e incorporei a diretora malvada durante a leitura. Olhei as mãos de todas as crianças para garantir que estavam limpas (repetindo uma cena do livro) e brigava com elas assim como a diretora. Se você pensa que a Senhora Taurino assustou, está enganado. No dia seguinte, assim que a vilã apareceu no livro, várias crianças correram para lavar as mãos. Elas pediam ansiosas que eu olhasse cada uma das mãos e queriam que a Senhora Taurino desse aula por um dia no meu lugar. 

Conheça outros livros em capítulos!

Milhões de reflexões sobre o poder da literatura poderiam ser feitas a partir desse meu caso, mas deixo vocês com o encantamento de crianças de 9 anos vestindo as asas da imaginação e entrando verdadeiramente em uma história. 

As ilustrações em lápis ou caneta preta são do inglês Quentin Blake, que é parceiro de Roald Dahl em diversas obras.

Boa leitura e boas conversas!

 

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário