Amizade Leitor Autônomo Leitor Experiente Para se divertir

Coleção Pequeno Vampiro

Memória Leitora

Me lembro de ficar horas e horas na cama ou no sofá, nas viagens de férias para a praia ou na beira da piscina lendo as aventuras de Anton e Rudiger. Anton é um menino com cerca de 10 anos (a minha idade na época) e Rudiger um vampirinho quase da mesma idade. Anton adora livros e filmes de terror e, em uma noite qualquer, a fantasia vira realidade e ele recebe a visita de um verdadeiro vampiro.

Depois do susto, Anton e Rudiger se tornam grandes amigos e o contraste entre esses dois mundos tão diferentes é uma dos pontos altos da obra. De um lado a família tradicional de Anton, servindo chá com biscoitos e habitando um prédio comum de classe média europeia. Do outro lado da cidade, na cripta do cemitério, Rudiger, seus pais, irmãos, avós e tios se escondem do terrível vilão com uma estaca na mão, o guarda do cemitério. Como bons vampiros, só saem à noite e se alimentam de sangue.

Suspense e bom humor

Mas toda essa história é contada com muito bom humor e suspense na medida. Não há nada de assustador, mas a narrativa garante boas surpresas!

Conheça outros livros em capítulos!

Anton e Rudiger vivem várias aventuras ao longo desse primeiro volume e é nele se constrói relação dos meninos e a apresentação dos dois mundos.  Há conflitos bastante familiares ao universo infantil: a falta de tempo dos pais, o cuidado, a solidão, o primeiro amor, a relação com os amigos, a escola e aquela velha sensação de estranheza e do olhar pro diferente. Rudiger é uma criatura de outro mundo, mas é doce, amigo, parceiro. Anton é trivial, mas se sente sozinho e encontra na família dos vampiros a porta de entrada o mundo que ele já conhece dos livros. É a fantasia trazendo aconchego.  

Coleção

O Pequeno Vampiro é uma coleção e o interessante desse tipo de obra é que o leitor se apega àquele mundo e aos personagens, querendo sempre ler mais e mais. O sucesso de Harry Potter confirma isso, o que é muito interessante para os leitores em formação porque a cada livros eles vão se inserindo mais no mundo da leitura e lendo com mais fluência e profundidade.

Boa leitura e boas conversas!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário