Diversidade Leitor Iniciante Para se divertir

O vestido de Jamela

Jamela

Jamela é uma menina alegre e sapeca. Sua mãe tinha um casamento,  foi com ela à uma loja e escolheu um belo tecido, colorido e estampado. Com ele iria costurar um elegante vestido. Lavou e colocou para secar no varal ao sabor do vento. Jamela estava encantada com tantas cores. O tecido sorria pra Jamela e ela sorria de volta. A menina garantiu à mãe que ia tomar conta dele para que Táxi, seu cachorrinho, não o sujasse. Jamela se enrolou nas estampas floridas como quem sai do banho, sentiu seu frescor… e quando percebeu já estava no meio da rua de manto e salto alto pela cidade. 

Todos viram que Jamela piscando e marchando com uma imperatriz. E um fotógrafo a parou para fazer o retrato: Jamela, a rainha. 

Na rua, entre bicicletas, animais, pessoas e lojas, alguém passa em cima do vestido de Jamela e o deixa todo sujo. 

A menina volta pra casa arrasada, sabendo que vai levar a maior bronca da mãe. 

Alegria

Será que a rainha Jamela vai conseguir resolver esse problema? 

Cheio de ilustrações em tons de amarelo e vermelho, a alegria impera nesse livro.  O vestido de Jamela é uma história que canta, é como se a gente saísse por aí embalado por toda a musicalidade dos povos africanos. O autor sul africano Nicki Daly também é músico e autor de alguns livros premiados. 

O texto é pequeno, a história é de fácil compreensão para os leitores iniciantes. 

Não sei vocês, mas Jamela já é a minha rainha! 

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário