Contos de Fadas Leitor Iniciante Livro ilustrado

Pinóquio: o livro das pequenas verdades

Pinóquio

Pinóquio é um dos meus clássicos favoritos. Não era, mas se tornou depois que há cerca de um ano, deixei a versão Disney para trás e li o texto integral de Carlo Collodi. 

Minha segunda leitura foi ainda melhor, compartilhei com minha turma de quarto ano e eles ficaram extremamente encantados e envolvidos com a historia do boneco de madeira que queria ser menino de verdade. O filho de Gepeto erra constantemente, mas está sempre em busca de ser melhor. Pinóquio retrata a infância de forma genuína no que ela tem de mais difícil. 

Leia a resenha desse clássico 

O livro das pequenas verdades

A dica de hoje é uma releitura emocionante de Alexandre Rampazo a partir do clássico italiano. 

Nessa obra, Rampazo coloca Pinóquio em frente ao espelho. Em um embate consigo mesmo o menino vê apenas um boneco de maneira. Mas e se ele fosse generosos como Gepeto, astuto como o gato ou inteligente como o Grilo Falante? Ah, aí ele não seria mais somente um boneco de madeira. Ele seria diferente. 

As poucas e expressivas páginas dessa releitura transbordam o essencial dessa obra, a busca, o desejo, os sentimentos de estranheza e solidão.  

Em determinado ponto do livro Pinóquio gostaria de ser uma arvore sonhadora. E aí vem a referência a outro clássico tão emocionante quanto Pinóquio: A árvore Generosa de Shel Silverstein. O menino que amava a arvore, mas tirou dela tudo que podia. A árvore que amava o menino o bastante para se dar. 

Reflexos

Quantas e quantos Pinóquios não se escondem entre árvores sonhando em ver no espelho um reflexo diferente?

Conheço poucos recontos e releituras de Pinóquio mas, partir do texto original para esse é um mergulho ainda mais profundo nessa obra essencial para as infâncias. 

Os desenhos de Alexandre misturam verdade e suavidade, a leveza do lapis com os traços marcantes dos persaonagens e suas expressões. Publicado pela Editora Boitata em um projeto gráfico maravilhoso. 

Boa leitura e boas conversas! 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário