Contos de Fadas Diversidade Leitor Autônomo Leitor Experiente Leitor Iniciante Livro ilustrado Para se divertir Primeiras Leituras

10 livros para ler nas Férias

Férias

As férias estão chegando e os livros são grandes companheiros nesses momentos. Escolhi algumas obras preciosas pra ninguém deixar a leitura de lado nesse período tão aguardado! Alguns deles já passaram por aqui, outros são novidade então se você gostou de algum é só clicar no link para ler a resenha completa. 

Tem livro pra todo tipo de leitor: pequeno, médio e grande; para ler junto ou separado, em casa, na praia, na piscina, no avião ou em qualquer lugar.

Nessas férias, leve um livro com você!

10 livros incríveis para ler nas férias

  1. Coleção o Pequeno Vampiro 

O Pequeno Vampiro é uma história deliciosa que há gerações encanta os leitores autônomos e experientes. Eu lia avidamente quando tinha uns 10 anos e agora leio para meus alunos. A história do menino que ganha um melhor amigo vampiro encanta gerações. Como é uma coleção tem aquele gostinho de quero mais, o que faz com que as crianças leiam vários volumes, pois se apegam aos personagens e querem saber a continuação da história.

Leia a resenha completa clicando aqui

2. Quebra-Cabeças

Um livro que, além de reflexão sobre a diversidade e a igualdade entre as pessoas é um projeto de arte prontinho. Recebi do Clube de Leitura Quindim. Ou seja, é uma obra literária que se desdobra em um trabalho com sucata e em uma boa conversa.

Clique para ler a resenha completa.

Quindim | O melhor clube de livros infantis

3. Coleção Histórias de outras terras 

Existem muitos livros que trazem contos de povos antigos, mas o diferencial dessa coleção começa pelo texto: as histórias foram deliciosamente traduzidas e recontadas por ninguém menos que Ana Maria Machado.  E mais, há uma introdução em cada obra levantando os aspectos específicos de cada cultura. Alargamento cultural e fantasia com uma qualidade difícil de encontrar!

Leia a resenha completa aqui

4. O Yark 

Monstros são uma dos terrores do imaginário infantil assim como as bruxas, os lobos ou outras criaturas que causam medo nos pequenos. Mas o Yark… O Yark é um monstro diferente.

Yark é um monstro que  devora criancinhas. Tem um prazer enorme em comer seus pezinhos, degustar seus ossinhos e sorver seus os cérebros . Mas como todo monstro, ele tem uma fraqueza e a fraqueza de Yark é o estômago. Yark tem intolerância à crianças malvadas e mal comportadas, só consegue comer as boazinhas.

Clique aqui para ler a resenha completa com fotos!

Compre aqui 

5. Pinóquios

Pinóquio é um dos meus clássicos favoritos. Não era, mas se tornou depois que há cerca de um ano, deixei a versão Disney para trás e li o texto integral de Carlo Collodi.
Minha segunda leitura foi ainda melhor, compartilhei com minha turma de quarto ano e eles ficaram extremamente encantados e envolvidos com a historia do boneco de madeira que queria ser menino de verdade.

Sugiro aqui duas edições com o texto original e duas belíssímas releituras:  uma escrita e ilustrada por Alexandre Rampazo e  outra recontada por Penélope Martins e ilustrada por Alexandre Camanho. Clique para ler as resenhas!

6. Omo- Obá: histórias de princesas

Nada de princesas europeias, aqui as heroínas são Iemanjá, Oxum, Oiá. Mulheres fortes que decidem seus destinos com coragem e determinação. Nada como sair do nosso eurocentrismo e conhecer os contos africanos. O texto é de Kiussan de Olivera e as belíssimas ilustrações de Josias Marinho. Unimos assim representatividade, diversidade e conhecimento, saímos da nossa zona de conforto e nos aprofundamos um pouco nas lendas de povos que tanto fazem parte do nosso país.

7. Ter um patinho é útil

Essa dica vai para os bem pequeninos, para as primeiras leituras. Uma obra que traz dois pontos de vista diferentes da mesma história: a do menino que brinca com um patinho de borracha. O projeto gráfico do livro é delicioso para os bebês: papel cartonado, cores vivas e tamanho pequeno.

Leia a resenha completa

Compre aqui 

SESI-SP Editora

8. Vai embora grande monstro verde

Esse é outra dica que vai para os primeiros leitores.

Livros sobre monstros atraem bastante as crianças pequenas, elas podem se aproximar dos seus terríveis medos de forma segura, entram em contato com eles e, se aquilo estiver ultrapassando o limite, fecham o livro. Essa obra faz a criança ir e voltar desse encontro sem ter que fechar o livro. A cada página o monstro vai aparecendo mais um pouco: primeiro os olhos, depois o nariz esverdeado, a boca e os dentes. O rosto vai ser formando paulatinamente, o que também aguça a curiosidade dos pequenos.

Leia a resenha completa com fotos

9. Mapas

Férias podem ser sinônimo de viagem. Mas se você vai ficar por aqui, que tal dar um volta ao mundo a partir desse livro?

Publicado aqui pela Editora Martins Fontes, o livro é um pote de outro para os curiosos. Cada mapa vem preenchido com informações (em desenhos e textos) sobre o que há naquele país: animais, plantas, comidas, relevos, construções, personalidades e mais. Os desenhos detalhados parecem se movimentar pelas páginas duplas.

Leia a resenha completa com fotos!

10. Roald Dahl

Roald Dahl é sucesso garantindo entre os leitores autônomos e experientes. Com um texto ágil, cheio de diálogos e acontecimentos, personagens bem construídos e bom humor de sobra, o autor inglês é uma febre entre meus alunos. Pra quem não sabe é dele o livro que deu origem aos filmes da Fantástica Fábrica de Chocolates. Mas Dahl ainda é autor de várias obras incríveis que já passaram por aqui como Matilda e As Bruxas, os dois também foram parar nas telas do cinema. Clique para ler as resenhas!

Boas leituras, boas conversas e boas férias!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário