Leitor Autônomo Leitor Iniciante Literatura

Amos e Bóris

Ternura e Amizade

Amos era pequenino. Bóris, um dos maiores seres marinhos. Amos adorava o mar. Bóris também. Amos era um rato, Bóris uma baleia. O que os unia? Eram mamíferos, apesar de um viver na terra e o outro na água.  

Conheça outros livros sobre amizade

Esse conto, cheio de ternura e amizade, começa quando os dois ainda nem se conheciam. Amos decidiu construir um barco para descobrir o que havia do outro lado do oceano. Bóris viajava pelas águas em direção ao Encontro de Baleias dos sete mares. 

A viagem do ratinho começa bem, mas ele fica tão inebriado pelo mar, o céu, a lua, as estrelas e os guinchos das baleias, que acaba caindo na água. Amos não sabe nadar e é quase engolido pelas ondas. Bóris aparece de repente e, apesar do susto, começa aí uma grande história de amizade, parceria, companheirismo e despedidas. 

Chegadas e Partidas

Amos e Bóris são cúmplices pro resto da vida, mesmo que não convivam diariamente. 

A vida é assim mesmo. Tem gente que é da terra, tem gente que é do mar. Tem aqueles que a gente ama que cruzam o oceano em busca de aventura e que fazem uma falta danada. Tem aqueles que aparecem de repente, cuidam da gente e vão embora. Tem os que ficam também. 

Mas é preciso aprender a fazer as despedidas, a se relacionar à distância,torcer pela felicidade do outro, mesmo que ele esteja longe (seja essa distância física ou não).

A vida é mar aberto e esse livro é cheio de ondas de serenidade. 

A obra

Um conto pra gente ler e compartilhar com os leitores iniciantes (leitura compartilhada) ou autônomos, relembrar e identificar as grandes parcerias da nossa vida e compreender as impossibilidades da vida, as escolhas dos outros. Eu tenho adoração por esse livro.  

O autor e ilustrador é o americano William Steig que, acreditem, foi também o criador de Shrek, o ogro delicioso e cheio de ternura que fez o maior sucesso no cinema. A editora é a Companhia das Letrinhas. 

Boa leitura e boas conversas!

 

 

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário