Leitor Experiente Temas delicados

Amal e a Viagem mais importante de sua vida

Refugiados

A questão dos refugiados ou deslocados é uma realidade mundial. Não se restringe mais aos países da África ou Europa. Precisamos olhar com calma e cuidado para essas pessoas que tanto sofrem por perder suas casas, suas vidas e seus países de origem.

Essa dica vai especialmente para os professores dos mais velhos porque é uma excelente obra para ser adotada na escola. Além do mais, bons livros para os http://nacordabamba.com/category/leitor-experiente/leitores experientes (a partir de 10 anos) são difíceis de encontrar. 

Conheça outros livros sobre refugiados

Amal

Amal é uma menina iraquiana que, após a morte dos pais na guerra, precisou fugir para a Síria com seu avô. Jaddi, como ela o chama já foi marujo e é um grande contador de histórias. 

Mas a Síria também entrou em guerra e as bombas não param de estourar. O avô de Amal toma uma decisão importante: a menina deve embarcar em uma grande viagem rumo à Itália para encontrar seu tio e assim ficar em segurança. Mas ela, apenas uma criança, vai entrar num carro desconhecido e, sozinha, cruzar três fronteiras em diversos meios de transporte enfrentando todos os perigos.

Mesmo aflita e preocupada com o avô, Amal sabe que aquela é a sua única chance. 

Coragem

Essa poderia ser uma história de tristeza e dor. Mas é a jornada de uma heroína a procura da paz. E o caminho é tão importante quanto o destino. Concretizados nos personagens que cruzam sua trajetória, Amal encontra a amizade, a tolerância, a solidariedade e a liberdade. 

Esse livro incrível e extremamente enriquecedor foi escrito pela jornalista brasileira Carolina Montenegro, luxuosamente ilustrado com aquarelas de Renato Moriconi e publicado pela Editora Caixote. No final você encontra informações detalhadas e importantíssimas sobre as principais guerras na África e na Ásia, a quantidade de refugiados, os motivos que os levam a sair de suas casas, números e até uma parte sobre os refugiados nas américas. É uma obra completa!

Dupla experiência

E tem mais, esse projeto começou como um aplicativo que é genial. Você pode ler e ouvir a narração da história que é invadida constantemente por animações das aquarelas de Renato. Eu optei por juntar o físico ao virtual: acompanhei as páginas no livro e escutei a narração de Leonardo Matumona, um refugiado congolês. A trilha sonora e o sotaque da narração me fizeram mergulhar ainda mais fundo no livro. Uma experiência deliciosa. 

Boa leitura e boas conversas!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário