Contos de Fadas Diversidade Leitor Autônomo Leitor Experiente

Omo-Oba: Histórias de Princesas

Beleza

Estava corrigindo os textos dos meus alunos e percebi que, muitos descreviam um personagem bonito (a) como loira (o) de olhos azuis. Não os culpo, esse é o referencial com o qual eles crescem, é isso que veem retratado nas telas, nas revistas, nos livros. 

Por isso, expôr crianças de classe média/alta a outros referenciais é tão importante. 

E não basta que a obra explore outras culturas, mitos e histórias. É preciso que a imagem seja diversa. Essas crianças, imersas em uma sociedade totalmente imagética, precisam de outros referenciais de imagem e de beleza. 

Omo-Oba Histórias de princesas

E esse é um dos motivos pelos quais eu trouxe essa obra essencial da Kiussan Oliveira com ilustrações de Josias Marinho. 

Omo-Oba é um livro de contos, contos como os de Grimm, Perrault e Andersen. Tem até uma história bem semelhante à Pequena Sereia. Mas Kiussam parte de outro referencial: a mitologia Iorubá. Mais uma vez, reafirmo meu lugar de fala e de pouco conhecedora do assunto. Mas reflito o suficiente para compreender que conhecer os mitos de um povo que deu origem ao nosso é imprescindível (ainda mais em tempos de intolerância como os nossos). 

Indicamos para leitores autônomos e experientes.

Tanto o texto como a ilustração da obra ressaltam a beleza negra, o poder feminino embalado por graciosidade e leveza. As princesas iorubás são valentes e lindíssimas e são elas as personagens centrais desses contos. ]

As imagens nos trazem isso de uma forma que pouco vemos nos livros infantis contemporâneos. As peles são negras, as cores estão nos adereços dos cabelos, nos fundos multicoloridos e as imagens possuem uma qualidade estética de nos fazer abrir os olhos. 

Conheça outros livros sobre diversidade

Se a linguagem pode nos parecer diferente ou ainda distante ,esse outro ponto alto da obra, nos aproximar e nos fazer buscar palavras como Odara, Odé, Oiá, descobrimos seus significados e nos familiarizamos. 

Um livro com a beleza e o brilho do arco-íris pra gente se aprofundar cada vez mais, nos transformando e transformando o mundo ao nosso redor.  A editora é a Mazza Edições. 

Bamboleio App

 

Esse foi outro livro que eu descobri através do Bamboleio, vocês conhecem? O Bamboleio é um aplicativo para ler livros infantis, como um netflix da LIJ. Lá a obra está disponível em formato digital e você pode ler quantas vezes quiser. Eu li a primeira vez por lá, gostei tanto que encomendei o físico, mas a primeira (e deliciosa) experiência foi no virtual. 

Os nossos assinantes têm desconto na primeira mensalidade, é só clicar aqui! 

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário