Animais Leitor Iniciante

Tapajós

O Rio 

O conhecimento é a maior arma contra a barbaridade. Assim eu acredito. Há muito o que se falar e lamentar sobre o que acontece com a Amazônia nesse momento. Desmatamentos e queimadas causadas pelo descaso, despreparo, crueldade ou política de governo. Seja o que for, precisamos proteger o que é do nosso país e é essencial para a vida no planeta. 

O rio Tapajós nasce em Mato Grosso, banha boa parte do Pará e é um dos grandes rios da Bacia Amazônica. O nome se deve à uma tribo indígena que vivia ali na beirinha.

Tapajós

Esse livro de Fernando Vilela narra a vida de uma população ribeirinha do Tapajós e nos faz conhecer (conhecimento x barbaridade) o cotidiano dessas pessoas tão distantes. Eu falo aqui, do centro, do sudeste do Brasil. Ou seria um dos Brasis? Nosso país é tão grande e tão distinto que a leitura dessa obra me fez ter a sensação de estar conhecendo outro país. 

Através da sua belíssima e imponente técnica de ilustração, vibrante em verde e amarelo; Fernando Vilela nos coloca à beira do rio, entre jacarés, casas de palafitas, bois que são transportados em barcos.Pelos olhos e braços de Fernando conhecemos a escola, a Igreja, a chuva, o reflexo das águas, as redes, os costumes desse povo. A verdade é que a rotina dessas pessoas muda completamente de acordo com a estação do ano.No inverno tudo é alagado e os moradores precisam se mudar pra outro lugar, construindo casas de palha. Mas o livro não para aí. Fernando ainda nos mostra a relação dos humanos com os animais, eles são como seres da família, não podem ser deixados para trás. 

E o texto curto e bem claro vai levando a gente assim, suave como um passeio pelo rio, vagaroso pra gente olhar bem a paisagem, ouvimos uma história embalados pela rede. Enquanto isso, os desenhos e carimbos de Fernando são cheios de movimentos e sons. Uma obra completa!

Pra proteger é preciso valorizar, e a gente só valoriza aquilo que conhece. Que tal começar a conhecer um pouco da Amazônia e dos outros Brasis? Fica o convite.

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário