Animais Primeiras Leituras

POUPOU

 

Ecologia poética

A escritora gaúcha Paula Taitelbaum já apareceu por aqui com o delicioso Bicho Lógico (tem até video dele no nosso canal do youtube) A Editora também é uma parceira de referência pra gente, e é outra editora que é bom ficar ligado, o catálogo é incrível. 

Agora, Paula está de volta com dois livros para as os primeiros leitores, as crianças que estão começando a se aventurar nos livros sejam eles bebês ou não. 

Poupou é um livro que mistura poesia e ecologia. A sonoridade (super importante para os bebês) já começa no título. Através dos animais e seus sons, a autora nos leva a refletir sobre como usamos os recursos que estão na natureza.

“PIU PIU canta o passarinho ao tomar banho no jardim. Ele diz “se eu poupar água fresca minha piscina não terá fim.” Ou seja, não é só um livro para ensinar os sons dos animais. 

No final, Paula traz de volta todos os bichinhos e chega à uma conclusão super importante para quem vive nesse planeta: “você guarda um pouquinho pra ter quando precisar”. Se as crianças começarem a pensar nisso desde pequenas vão crescer adultos mais conscientes. E se essa reflexão vier assim, com tanta ludicidade e poesia, melhor ainda!

Para bebês

O livro inteiro é bem cuidado e pensado para os menores. As ilustrações, fofas num grau altíssimo, são de Julie Rambaud. 

Do lado esquerdo encontramos a ilustração tomando a página, do lado direito, sua onomatopeia em negrito com letra grande (passe para ver as fotos). Todo o texto está escrito em caixa alta (letra de forma) o que é bastante proveitoso para as crianças que estão começando a ler. 

Conheça outros livros para bebês

O projeto gráfico também é bem adequado aos menores: tamanho pequeno e quadrado pra caber na mão, desenhos grandes e folhas mais grossas, possibilitando uma experimentação ampla do objeto por aqueles que querem botar na boca, amassar, rasgar… (e é isso mesmo, gente!). 

Sempre reclamo por aqui da baixa qualidade dos livros brasileiros destinados aos bebês. Esse livro é um bom exemplo de literatura inteligente para os bebês. 

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário