Leitor Iniciante Livro ilustrado Para se divertir Primeiras Leituras

Balbúrdia

Palavra

A degustação dessa obra já começa pelo título. Que delícia pronunciar a palavra balbúrdia. Tente! BAL BÚR DI A. Não tem um ar de gigante de cabelos desgrenhados? Ou de um buraco cheio de ideias malucas? Eu, pessoalmente adoro o caminho que essa palavra faz dentro da minha boca, parece uma montanha russa que começa devagarinho, sobe até o ponto mais alto e desce. Também acho uma palavra engraçada. Quanta balbúrdia! Que balbúrdia é essa, menina? Muito melhor do que bagunça, que tem um ar de cansaço. 

Conheça outros livros ilustrados!

Mas vamos ao livro, tão divertido quanto seu título. Balbúrdia (ai, que delícia!) é um livro de imagens, imagens que contam uma ou várias histórias de uma criança e a sua bagunça. 

A Bagunça nossa de cada dia

Ele olha pra ela, ela olha pra ele, ele tenta encontrar algum objeto, mas não consegue.  Ele parece perdido no meio de tanta desarrumação. O menino até que tenta fugir da balbúrdia, mas ela sai correndo atrás dele pela rua. Quem nunca olhou pra sua bagunça, sentiu aquela dorzinha no peito e saiu de casa deixando ela para trás e carregando a culpa consigo? 

Arrumar o quarto é tão importante quando desarrumar, são movimentos de construção e desconstrução que ajudam a criança a elaborar as coisas dentro dela. Cada coisa tem seu lugar, mas  quem nunca se divertiu com todas aquelas cores espalhadas pelo chão? É como se as nossas coisas dominassem o espaço e, apesar dos adultos se sentirem angustiados, essa ocupação é importante. O menino é um rei, um sobrevivente, um andarilho da sua prórpria balbúrdia. 

E é disso que fala esse livro ilustrado maravilhosamente criado pela portuguesa Teresa Cortez.

Em traços que se remetem ao desenho infantil, a autora cria um divertido emaranhado de formas, cores e objetos que ganham vida nas páginas do livro e ajudam os pequenos a se identificarem com o personagem. 

Eu, particularmente, me deliciei com o colorido dessa obra. Passaria dias e dias só olhando para elas e procurando os objetos. 

Para os primeiros leitores, leitores iniciantes, pra pensar sobre as nossas bagunças e arrumações, para criar histórias e se divertir. 

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário