Leitor Autônomo Leitor Iniciante Livro ilustrado Temas delicados

Andreia Baleia

 

Imagem

A imagem que temos de nós mesmos é algo tão forte que é capaz desenhar nossos caminhos, para um lado ou para o outro. E quando essa imagem é endossada por aqueles que nos cercam, a direção desse caminho pode nos aprisionar. Pro bem ou pro mau. Crianças e adolescentes sofrem muito disso. Em processo de construção de personalidade, são como esponjas que sugam e absorvem o que vêem, ouvem e tudo o que os outros apontam sobre eles. 

Andreia era uma menina um pouco acima do peso (que peso? Acima pra quem?). Talvez Andreia não se preocupasse com seu peso ou gostasse das aulas de natação se não fosse chamada de baleia toda vez que entrava na piscina. O esporte se tornou uma verdadeira tortura para a menina e a angústia já começava na entrada do vestiário. A piscina era mar aberto para a menina, um lugar inóspito e cheio de perigos. 

Ainda bem que Andreia tinha um professor sensível, alguém com quem tinha um bom vínculo e que, percebendo a situação, resolve ter uma boa conversa com ela. E como são importantes esses espaços entre professores e alunos, adultos sensíveis e crianças que precisam de ajuda. 

Conheça outros livros que abordam questões delicadas

Nada é impossível

O professor pouco diz, mas suas breves palavras fazem Andreia mergulhar em outro mundo. Nesse mundo ela imagina que é leve, é peixe, é pássaro, ouriço, foguete e pedra. Todas as dificuldades são contornadas usando sua imaginação, que é bem mais funda que a piscina do clube. É olhando de volta para si mesma e recriando sua própria imagem que a menina percebe que pode tudo. Nada é impossível. Nem preciso dizer que isso transborda para todos os lados. 

A obra, escrita por Davide Cali e ilustrada por Sonja Bougaeva, chegou até mim pelo Clube Quindin. Que bom poder ver Andreia crescer. Como eu queria ter tido um professor como esses e assim acreditado na minha imaginação (imagem-ação). 

Texto e imagem

Além do texto primoroso e delicado, as ilustrações trazem sombra, cores e ângulos diversos. É como se a gente estivesse espiando a criança de lugares diferentes, saindo do nosso lugar comum, ocupando outros e deixando a personagem seguir o mesmo caminho. Um projeto da Editora Martins Fontes que saiu pelo selo Livros da Raposa Vermelha. 

Um livro essencial para adultos e crianças. Indicamos para os leitores iniciantes e autônomos

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário