Livro ilustrado Para se divertir Primeiras Leituras

Na Corda Bamba na Travessa: Onde está Tomás?

Na Corda Bamba na Travessa: Onde está Tomás?

 

Faz de conta 

Entre os 2 e 7 anos, a criança começa perceber e delinear o mundo que a cerca. É nesse momento que se dá o período simbólico, no qual elas observam os objetos e os comparam aquilo que conhecem. Um pedaço de papel pode ser um avião, uma caneta se torna um foguete. 

Estimular e incentivar o faz-de-conta é super importante para que a criança vá criando suas estruturas mentais e refinando cada vez mais sua percepção do mundo. No post sobre Andreia e a Baleia falamos sobre o valor da imaginação para a construção da autoestima da criança. E é nessa fase que essa capacidade de imaginar vai se construindo. 

Onde está Tomás? 

Onde está Tomás? Observando um vulcão em erupção, desbravando uma floresta tropical, viajando pelo espaço, passeando montado no unicórnio. 

Tomás adora o faz-de-conta, se esconde pela casa e faz de cada cantinho um mundo todo seu, no qual ele brinca de verdade.  

O livro escrito por Micaela Chirif e Leire Salaberria foi publicado pela Editora Jujuba na coleção Literatura de Colo. É uma coleção toda voltada para os primeiros leitores, aqueles que pegam, cheiram, mordem e se relacionam com o livro como objeto. As ilustrações são lindíssimas, cheias de cores e detalhes que chamam atenção das crianças. 

A gente encontra não só o Tomás escondido pela casa, como também os objetos de cada cômodo. 

Na primeira página dupla, não vemos o menino, só a mãe chamando e perguntando por ele. Observamos a cozinha vista de cima e, nas próximas páginas mudamos de ângulo e encontramos a criança embaixo da mesa, brincando com seus bonecos. 

Mas Tomás não está embaixo da mesa, está no meio de uma floresta observando um vulcão em erupção e cercado de dinossauros de verdade, que não fazem mal algum para ele. 

Projeto Gráfico

E assim a narrativa se dá, como numa brincadeira de esconde-esconde, na qual vamos nos deparando com cada universo imaginado pelo menino. A cortina do chuveiro, cheia de pássaros desenhados, se transforma em uma floresta tropical, assim o banho fica mais divertido. A lavanderia é o espaço sideral e as roupas são objetos flutuantes. 

O projeto gráfico não deixa nada a desejar nessa obra tem pouco texto e muitas possibilidades para os pequenos. Capa dura, folhas mais grossas e abertura em 180 graus, nos dando a oportunidade de visualizar a ilustração por inteiro. A folha de guarda é uma delícia a parte. 

Eu já quero entrar nesse livro e viajar com Tomás. 

Mas pera aí, Onde está Tomás? 

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário